sábado, 4 de fevereiro de 2017

Autoescola burla sistema do Detran com dados falsos, aponta Polícia Civil

Trabalho de inteligência foi realizado após várias 'denúncias anônimas'. Caso foi registrado nesta sexta-feira (3), em Dracena.
A Polícia Civil constatou que uma autoescola, em Dracena, estaria inserindo dados falsos no sistema informatizado do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O caso ocorreu após um trabalho de inteligência policial, realizado com base em várias “denúncias anônimas” dando conta de que instrutores de trânsito da autoescola estariam abrindo aulas em simuladores e, ao invés de permanecerem com o aluno fornecendo-lhe as instruções necessárias, conforme exigem as legislações da área, saíam com outro aluno a fim de ministrarem aulas, o que era terminantemente proibido pelas normas. 


A polícia não divulgou o nome da instituição envolvida. 

Nesta sexta-feira (3), os policiais conseguiram apurar que uma instrutora havia aberto uma aula no simulador da autoescola para um aluno e depois teria saído com outra aluna a fim de fazer as aulas práticas. 

A instrutora foi abordada por uma equipe da Polícia Civil, em Dracena, juntamente com uma aluna no veículo da autoescola. 

Outra equipe de policiais civis dirigiu-se até a autoescola, onde encontrou o aluno sozinho no simulador.

Após consultas junto aos bancos de dados da autoescola, foi possível comprovar a inserção em duplicidade. 

O fato, ou seja, a abertura de uma aula de simulador e a aplicação de outra aula prática normalmente não é possível de ser realizado no sistema do Detran-SP. No episódio constatado em Dracena, somente foi possível porque se tratava de um caso de exceção digital, segundo a Polícia Civil. A aluna apresenta síndrome do túnel do carpo e, portanto, não precisa da conferência de sua digital e nem do instrutor no sistema para a realização da aula prática. 

Ainda o diretor geral da autoescola não se encontrava no local e nenhum dos funcionários soube informar quem seria o diretor de ensino. Após contato de uma funcionária com o diretor geral, foi indicada quem seria a diretora de ensino, mas ela não compareceu à autoescola, segundo a polícia.

Foi elaborado Boletim de Ocorrência por infração ao artigo 313-A do Código Penal e será instaurado inquérito policial para a apuração do caso. 

A Polícia Civil ainda informou que encaminhará uma cópia do expediente ao Detran-SP para a tomada das medidas administrativas cabíveis.

G1 PRESIDENTE PRUDENTE 

Nenhum comentário: