quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

NASF de Adamantina promove ação voltada a gestantes e mães com bebês recém nascidos

Atividade ensinou técnica de massagem terapêutica denominada “shantala” e banho de ofurô
Encontro esclareceu dúvidas sobre o marco do desenvolvimento do recém-nascido até seu primeiro ano, e como a família pode estimular os movimentos funcionais da criança a cada mês (Foto: Cedida/NASF).

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, promoveu no dia 20 de janeiro, no PAS III do bairro Jardim Adamantina orientações sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês de 0 a 12 meses de idade, com ensinamento da técnica de massagem terapêutica denominada “shantala” e banho de ofurô. O público alvo foi para gestantes e mães com bebês de até um ano de idade. 

O encontro esclareceu dúvidas sobre o marco do desenvolvimento do recém-nascido até seu primeiro aninho, e como a família pode estimular os movimentos funcionais da criança a cada mês. Ainda, foi realizada a aplicação teórica e prática da massagem “shantala”, uma técnica que surgiu na Índia, e tem como principal característica aumentar o vínculo entre mãe e bebê. 

A massagem pode ser realizada pelos pais, avós ou cuidadores. Para realização da massagem é necessário preparar o ambiente, para que a temperatura esteja agradável. A técnica se consiste em movimentos precisos aplicados sobre o tórax, abdômen, braços, pernas, tronco e face. A massagem dura em média 20 minutos e pode ser aplicada diariamente, ao terminar a massagem é indicado o banho de ofurô que irá promover um completo relaxamento para o bebê. 

A técnica também apresenta outros benefícios como redução das cólicas, melhora do conhecimento corporal o que facilita o desenvolvimento motor e emocional, ela pode ser indicada a sua prática a partir de um mês de vida do bebê.
Encontro esclareceu dúvidas sobre o marco do desenvolvimento do recém-nascido até seu primeiro ano, e como a família pode estimular os movimentos funcionais da criança a cada mês (Foto: Cedida/NASF).

POR ASSESSORIA DE IMPRENSA / PREF. ADAMANTINA

Nenhum comentário: