terça-feira, 28 de março de 2017

COMBATE À DENGUE: ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS SÃO AGENTES POR UM DIA EM JUNQUEIRÓPOLIS

Alunos acompanham palestra de prevenção ao Aedes aegypti

A Semana de Mobilização contra a Dengue, que encerra nesta sexta-feira, 24, está tendo a participação dos alunos das quintas séries das Escolas Municipais Professores Jair Luiz da Silva Neide Macedo Brandão e Shigueko Otto Iwaki. 

Eles assistem de palestras coordenadas pela Vigilância Epidemiológica (VE) Municipal sobre prevenção e combate ao Aedes aegypti e se tornam “Agentes por um Dia”, com objetivo de intensificar o combate ao mosquito.  

Acompanhados das agentes da VE, os alunos saem em grupos, visitam as casas nas imediações das escolas e auxiliam no trabalho das agentes da VE de reforço às orientações dos moradores. 

Antes, acompanham a palestra e recebem folhetos educativos com orientações para evitar a água parada em objetos e recipientes onde o mosquito transmissor da dengue, zika vírus, e chikungunya se procrie. 

As palestras são dirigidas pela coordenadora da VE, Gláucia Damasceno Clemente. “É um trabalho de mobilização, a participação dos agentes estudantes é fundamental eles interagem nas palestras, recebem os folhetos e passam a mensagem aos moradores”, explica Gláucia sobre a importância dos estudantes na conscientização dos moradores. 

Além das ações nas escolas a VE também proferiu palestras e reforçou as orientações aos membros do Centro de Convivência dos Idosos (CCI). A Semana de Mobilização contra a Dengue foi desenvolvida quarta-feira, 22,na Escola Professora Neide Macedo Brandão Fernandes e quinta-feira, 23, nas Escola Professora Shigueko Otto Iwaki e Professor Jair Luiz da Silva.

REGIÃO EM ESTADO DE ALERTA – Neste ano, conforme a coordenadora, Junqueirópolis não registrou nenhum caso de dengue, mas ela ressalta que as ações de combate ao mosquito devem ser intensas e diárias, uma vez que na região o índice de infestação do mosquito Aedes, continua elevado neste mês de março, chegando a 3.0, o que significa, de acordo com Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), estado de alerta para um risco de surto da dengue.

DO JUNQUEIRÓPOLIS EM DIA 


Nenhum comentário: