terça-feira, 11 de julho de 2017

Finais de semana são marcados por apreensões consecutivas nos presídios da região

Visitantes insistem em tentar burlar segurança para levar objetos ilícitos a sentenciados
Foto: Ilustrativa

No último fim de semana (08 e 09 de julho), sete estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado surpreenderam visitantes tentando driblar a segurança e inserir objetos ilícitos dentro dos estabelecimentos. Como de praxe, a maioria encontrava-se introduzida nas partes íntimas das mulheres e foram encontradas durante o procedimento de revista.

Vale lembrar que as pessoas flagradas tentando entrar com ilícitos nas unidades prisionais são excluídas do rol de visitas e levadas à Delegacia de Polícia mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal.  Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais.

Sábado (08 de Julho)

Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso –


Na madrugada deste sábado, uma mulher foi flagrada em abordagem da polícia militar na cidade de Valparaíso com 500 gramas de entorpecentes acondicionados em invólucros. O objetivo dela era introduzir a droga no CPP da cidade durante visita a um sentenciado que, por este motivo, foi posteriormente isolado em cela disciplinar para apuração e provável sustação cautelar para regressão ao regime fechado. A mulher foi presa em flagrante.

Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu 


Após um trabalho investigativo conjunto da unidade prisional com a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de Adamantina, a visitante D.S. foi surpreendida quando ainda estava na fila aguardando para visitar o companheiro J.M.S. A mulher foi conduzida até a Santa Casa de Adamantina onde foi realizado exame Raio-X constatando que ela trazia no órgão genital cerca de 250 gramas de substância entorpecente, aparentando maconha. Após retirada do material, a visita foi presa em flagrante e contra o sentenciado foi instaurado Procedimento Disciciplinar.

Penitenciária de Flórida Paulista – 


Após passar pelo detector de metais, no momento da revista, J.M.P. foi encaminhada à Delegacia de Polícia, pois trazia consigo um invólucro com substância de características semelhantes à cocaína. Foi instaurado Procedimento Disciplinar em desfavor do sentenciado, assim como Procedimento de Apuração Preliminar para averiguação de possível responsabilidade funcional.

Penitenciária “Luiz Aparecido de Lavínia” (II) - 


Ao passar pelo banco detector de metais, a visitante cadastrada como esposa no rol de visitas do sentenciado M.R.A.S ouviu o equipamento sinalizar positivamente para a presença de material metálico em seu corpo. Foi solicitado que ela repetisse o procedimento, mas o aparelho continuou a sinalizar positivamente. Indagada, a mulher retirou voluntariamente de seu órgão genital um invólucro contendo um aparelho de telefonia móvel celular. O sentenciado foi isolado preventivamente e instaurado Procedimento Disciplinar para melhor apuração dos fatos. A visitante foi encaminhada juntamente com o material apreendido à autoridade policial para providências.

Penitenciária de Riolândia – 


Ao passar pelo Box de revista feminina, a companheira de um sentenciado não esperava ser surpreendida pelo acionamento do detector de metais. Com o fato, entregou ao funcionário responsável um invólucro contendo um aparelho celular que trazia oculto no órgão genital.

Penitenciária de Valparaíso – 


Após passar pelo aparelho detector de metais e este acionar o apito sonoro, a companheira do sentenciado M.R.B negou portar qualquer tipo de objeto proibido. No entanto, sempre que repetia o procedimento o aparelho apitava. Depois de ser indagada várias vezes e, visivelmente nervosa, foi encaminhada pela polícia militar à Santa Casa onde passou por exame de Raio-X, o qual constatou que em sua genitália havia um invólucro. O material continha aproximadamente 380 gramas de pó semelhante à cocaína e fio de solda para  componentes eletrônicos, os quais foram encaminhados juntamente com a mulher à Delegacia da Polícia Civil. 

Penitenciária Vereador Frederico Geometti de Lavínia (I)







Quatro mulheres foram flagradas ao serem submetidas ao procedimento de revista. Três traziam porções de maconha no órgão genital, sendo que com uma delas havia ainda um extrato bancário. A quarta mulher portava vários papéis em sequência numérica, que aparentemente seriam utilizados para rifa. Foi solicitado apoio da Policia Militar e as visitantes conduzidas à Delegacia de Polícia de Mirandópolis, além de tomados os procedimentos administrativos cabíveis.

Penitenciária de Lucélia – 


Duas mulheres que visitariam sentenciados na unidade foram flagradas tentando levar entorpecentes escondidos em seus órgãos genitais. Uma delas trazia maconha e a outra cocaína. Elas foram encaminhadas a Delegacia de Polícia e os sentenciados ao Pavilhão Disciplinar.  

Domingo (09 de Julho)

Penitenciária “Luiz Aparecido” de Lavínia” (II) -


Ao passar pelo banco detector de metais, duas visitantes cadastradas como companheiras de sentenciados foram surpreendidas ao tentar adentrar a unidade prisional com celulares introduzidos nos órgão genitais. Questionadas, a mulheres confessaram o ato retirando os materiais do corpo e foram conduzidas à autoridade policial para providências. Os sentenciados foram isolados preventivamente e instaurados Procedimentos Disciplinares para melhor apuração dos fatos.

Penitenciária de Riolândia – 




Agentes frustraram a tentativa de M.E.S  de tentar adentrar a unidade com um invólucro contendo entorpecente semelhante à maconha, o qual trazia introduzido no órgão genital para ser entregue ao companheiro que cumpre pena no presídio.

Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu – 


A mãe de um sentenciado foi flagrada durante o procedimento de revista tentando adentrar à unidade prisional com 05 (cinco) chips de telefonia celular e uma porção de aproximadamente 500 gramas de erva esverdeada aparentando maconha. A Polícia Militar foi acionada e a visitante encaminhada, após o flagrante, à Delegacia de Polícia local, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência. Igualmente, foi instaurado Procedimento Disciplinar a fim de apurar eventual cumplicidade por parte do sentenciado que seria visitado, o qual se encontra isolado preventivamente em Pavilhão Disciplinar.

Penitenciária Feminina de Tupi Paulista 


Ao revistar mantimentos e objetos trazidos por visitantes, o famoso “jumbo”, uma funcionária da penitenciária encontrou uma faca de cozinha dentro da vasilha de alimentação, trazida pela irmã de uma reeducanda. O fato foi levado ao conhecimento da autoridade policial para procedimentos pertinentes e elaboração de Boletim de Ocorrência.  A reeducanda foi encaminhada ao Pavilhão Disciplinar para procedimentos administrativos disciplinares.

Enviado pela Secretaria de Segurança do Estado ao Panorama Noticia. 

Nenhum comentário: