sexta-feira, 28 de julho de 2017

Reativação do ramal ferroviário reúne autoridades regionais em Dracena

Projeto da Rumo Logística envolve investimentos na ordem de cinco bilhões de reais para a Malha Paulista; 

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A renovação do ramal ferroviário Bauru – Marília – Panorama esteve na pauta de uma reunião na noite dessa quarta-feira (26), no auditório da Fundec, em Dracena, promovida pelo deputado estadual Reinaldo Alguz, o deputado federal Evandro Gussi e a Concessionária Rumo, com o apoio do Prefeito do município, Juliano Brito Bertolini. 

O projeto prevê a reativação do ramal ferroviário que liga Panorama a Bauru, um trecho intimamente ligado à história do Oeste Paulista. As operações foram descontinuadas pela ALL no passado, mas a sua retomada está na proposta apresentada à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) pela atual concessionária, a Rumo Logística, pertencente ao Grupo Cosan.

Um dos fatores determinantes para essa decisão foi a percepção de que já há demanda pelo transporte ferroviário até o Porto de Santos. Desde que assumiu o mandato pela primeira vez, em 2007, o Deputado Reinaldo Alguz iniciou um mapeamento econômico da região. O estudo, apresentado na reunião, deixou claro que há um volume significativo de carga que já é exportado, além do potencial para o futuro. 

"Sempre dissemos que a nossa região era produtiva e se tornaria competitiva com a reativação da linha férrea. O que faltava para nós era justamente um processo de articulação política regional, que envolvesse o empresariado, os agentes políticos e a sociedade civil. Quando vimos a proposta trazida pela Rumo, há quase dois anos, percebemos que ali estava uma grande oportunidade para o Oeste Paulista", destacou o deputado. 

O projeto da Rumo Logística envolve investimentos na ordem de cinco bilhões de reais para a Malha Paulista a fim de aumentar a sua atual capacidade de 30 milhões de toneladas por ano para a marca de 75 toneladas. Para isso, no entanto, era necessário que a concessão, inicialmente prevista para se encerrar em 2028, pudesse ser estendida até 2058, como já permitia o contrato original. 

Isso foi possível graças a aprovação da Medida Provisória 752/16, que foi convertida na Lei 13.448/17. 

"A Medida Provisória permitia a antecipação da renovação ao mesmo tempo em que exigia a contrapartida das concessionárias. Trabalhamos muito na Câmara para que esses investimentos pudessem se tornar realidade para o país e, de modo especial, para o Oeste Paulista", lembrou o Deputado Evandro Gussi, que completou: "depois de concluído, será o mais importante projeto estrutural das últimas décadas em nossa região". 

O Gerente de Relações Governamentais da Rumo, Emanoel Tavares se disse impressionado com a qualidade do evento. Segundo ele, "Ver prefeitos, vereadores, empresários e a sociedade civil como um todo empenhada nessa reativação somente reforça o desejo da companhia de fazer esse projeto acontecer. A Rumo tem trabalhado muito nesses últimos meses para que sejam vencidas todas as etapas burocráticas nos órgãos governamentais, para o que muito têm contribuído o Deputado Reinaldo Alguz e o Deputado Evandro Gussi". 

O resultado final da reunião foi a decisão de se elaborar uma Carta Aberta, assinada pelos prefeitos da região e dirigida ao Ministro dos Transportes e à ANTT. As Câmaras municipais também farão tramitar moções de apoio à medida. "É a classe política, os empresários e a sociedade civil unida nesse movimento", comemorou o Deputado Reinaldo Alguz. 

“É um momento único, representado em um evento robusto, repleto de dados e estatísticas, através de uma iniciativa do setor privado junto com as políticas públicas. Quero destacar o trabalho sério e incessante do Deputados Estadual Reinaldo Alguz e do Deputado Federal Evandro Gussi para mais essa conquista para a nossa região”, complementou o prefeito Juliano.


Nenhum comentário: