sábado, 10 de novembro de 2018
Penitenciária de Dracena realizará semana de ações sociais
A próxima terça-feira (13/11) será atípica na Penitenciária “Asp. Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena, com a realização da cerimônia de abertura da 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, voltada a reeducandos. A partir das 9h, os convidados serão recepcionados com um coffee break e uma apresentação do Conservatório Musical Villa Lobos do município, seguido de um momento de reflexão espiritual com Valter Ferreira dos Santos e Alexsander Bezerra. Em contrapartida, bolas, cadeiras de área, viveiro de mudas e outras atividades laborterápicas, executadas pelos privados de liberdade, serão expostos pelos reeducandos ao público presente.
O evento traz uma série de ações cidadãs que perdurará por toda a semana incluindo: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, atendimento odontológico, cortes de cabelo, atendimento médico e emissão de documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento/Casamento e Carteira de Trabalho). Aos reeducandos também serão ministradas palestras sobre Higiene e Boas Práticas de Alimentação, com Jéssica Frazão Ganzaroli de Oliveira, da Escola Técnica Estadual (ETEC) “Professora Carmelina Barbosa” de Dracena.
Dados
Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em 04 (quatro) estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Até o final de 2018, a previsão é que sejam realizadas 40 jornadas nos presídios subordinados à Croeste.
Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Croeste. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário