No último dia 26 o Centro de Saúde de Panorama realizou uma palestra sobre Alimentação Saudável no combate a Hipertensão Arterial, com a Nutricionista Josiane Terenciani. A palestra teve como objetivo auxiliar os indivíduos a se conscientizarem sobre as mudanças em seus hábitos alimentares, a controlar o peso, a leitura adequada dos rótulos de alimentos, a importância da prática regular de atividade física, além de orientações nutricionais para o controle da Hipertensão; minimizando assim a morbimortalidade por essa doença e seu impacto na saúde pública.
Foram distribuídas frutas e realizados sorteio de produtos saudáveis para os participantes.
Dicas para uma Alimentação Saudável
DE OLHO NO SÓDIO
O controle da ingestão de sódio na alimentação diária é indispensável. Para isto, deve-se limitar o consumo de produtos ultraprocessados e da adição de sal no preparo dos alimentos, evitando o consumo de temperos e condimentos industrializados. Além disso, o consumidor deve ficar atento às informações do rótulo dos produtos. Esse cuidado é ainda mais importante para pessoas que necessitam de uma restrição de sódio na alimentação, como indivíduos hipertensos ou com doenças renais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo adequado de sódio para um indivíduo saudável é de cerca de 2.000 mg ao dia, valor que equivale a 5 g/dia (1 colher de chá) de sal de cozinha.
Algumas mudanças ajudam na diminuição do consumo do sal, ajudando no combate aos efeitos da hipertensão.
TEMPEROS CASEIROS
Uma boa opção para reduzir o consumo de sal é o preparo caseiro do tempero de alho e sal. O alho oferece proteção cardiovascular decorrente de suas propriedades antioxidantes e hipocolesterolêmicas. Outra alternativa é o uso de ervas aromáticas e que podem ser cultivadas em casa, como coentro, salsa, alecrim, manjericão, orégano e tomilho. Os temperos “instantâneos”, como temperos prontos de alho e sal e os temperos industrializados para saladas e outros alimentos, não são recomendados por possuírem grandes quantidades de sódio e gorduras, além de outros aditivos.
QUANTIDADE
Utilize sal em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar pratos. Desde que utilizado com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, o sal contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem que fique nutricionalmente desbalanceada.
EVITE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
Faça uso moderado de sal no preparo da comida e restrição do uso de alimentos ricos em sódio como enlatados, embutidos, conservas, molhos prontos, molho de soja (shoyo), macarrão instantâneo, caldos de carnes, temperos prontos, defumados, snacks, laticínios, carnes conservadas no sal e refeições prontas.
SUBSTITUA
Nas preparações culinárias utilize temperos naturais para substituir o sal como, por exemplo, açafrão, alecrim, alho, canela, cebola, coentro, cravo, coentro, folhas de louro, gengibre, hortelã, limão, manjericão, manjerona, orégano, pimentão, salsinha, sálvia, tempero verde, vinagre, limão e adobo. Assim, é possível realçar o gosto dos alimentos e reduzir a quantidade de sal.
OLEAGINOSAS
As frutas oleaginosas, como nozes, castanhas, amendoim, amêndoas e pistache contém baixo teor de sódio e quantidades significativas de substâncias que podem auxiliar na redução da pressão como gorduras monoinsaturadas, magnésio, potássio, cálcio e substâncias antioxidantes como os polifenóis e o selênio.
FRUTAS
As frutas são ricas em várias vitaminas, fibras, minerais e substâncias antioxidantes. Todos esses compostos presentes nas frutas podem auxiliar na redução da pressão, com efeitos benéficos para a saúde dos vasos, o que pode contribuir para a redução da pressão.
AVEIA
A aveia é um alimento rico em proteínas e fibras. Adicionar aveia na dieta aumenta a saciedade e contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e glicose no sangue.
Além de fazer uma dieta saudável, equilibrada e com pouco sal realize algumas ações que são fundamentais para o controle da doença como: fazer exercício físico regular, 3 a 5 vezes por semana; Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e evitar o fumo.
“Prevenir a Hipertensão, é uma escolha. Cuide do seu coração!”
Via Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário