quinta-feira, 8 de março de 2012

MPF pede demolição de 148 casas às margens do Rio Paraná

Publicado em 08/03/2012 19h41 

O Ministério Público Federal (MPF) pede a demolição de 148 casas, ranchos e pousadas construídos irregularmente em Rosana, Paulicéia, Panorama e Presidente Epitácio, às margens do Rio Paraná. Segundo o MPF, as construções ficam em uma área de preservação permanente (APP) e estariam provocando danos ao meio ambiente.

 Não há escritura. Os proprietários têm apenas a posse dos imóveis. Isso não os impede de fazer benfeitorias, como muros de contenção da água e rampas para barcos.

 Em 104 ações propostas, os promotores já conseguiram decisão favorável da Justiça pelo menos para a proibição de novas construções nas propriedades. Em um desses locais, o dono fez um acordo com o Ministério Público Federal e o rancho deverá ser o primeiro a ser demolido.

 A propriedade ainda não foi para o chão porque foi ocupada por uma família, que já teve o despejo pedido na Justiça. Outros ribeirinhos que também podem ter as casas demolidas criticam a postura do MPF.

 “Para nós, morando aqui, já está difícil e de que jeito nós vamos vir da cidade todo dia?”, questiona o pescador Amarildo Areda.

 “Quando a gente começou a construir eles deveriam ter vindo falar que não podia. Ninguém falou isso para nós”, afirma a aposentada Ezídia Oliveira dos Santos.

Fonte: Tv Fronteira

2 comentários:

Anônimo disse...

acho que deve sim desocupar todas as beira dos rio, porque ali os ribeirinhas não mora ali mora gente que ão tem nececidade eque fazem belos ranchos para fim de temporada mandando no pedaço não deve pagar indenisaões .porque todas margens dos rios pertençe a marinha,isso eles já sabiam antes de costruir.so que eles faz tudo bem escondido,quando ve belos ranchos prontos

Anônimo disse...

Muito bem MPF, mas quero ver qdo começarem a derrubar os ranchos dos peixes grandes, Bobato,Rocha e Mazinho.Aliás este último esta construindo um mega rancho defronte ao rio com atracadouro para iate e tudo o mais. Faz vistas grossas aos marcos da APP.Se um destes vier abaixo, o que duvido muito será um marco para o MPF.