sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Comandante João Ribeiro de Barros é liberada por caminhoneiros

Manifestantes encerraram bloqueio iniciado na manhã desta sexta (27). Automóveis de passeio eram liberados para prosseguir viagem.

DO G1

Caminhoneiros tambéem realizaram uma manifestação em Osvaldo Cruz (Foto: Alan Batilani/Arquivo pessoal)

Um grupo de caminhoneiros que realizava o bloqueio na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), liberou a via por volta das 16h30, desta sexta-feira (27). A paralisação de veículos seguia pelo km 560 em Parapuã, km 569 em Osvaldo Cruz e km 616 em Pacaembu, de acordo com a Polícia Rodoviária.

Ainda conforme a corporação, os integrantes estacionavam no acostamento da via, interceptavam os caminhoneiros e os convidam para integrar o ato, entretanto o fluxo de veículos de passeio era liberado.

Entre as reivindicações estão a redução no valor do óleo diesel, bem como dos pedágios e impostos; valorização dos fretes; melhoria nas estradas; regulamentação adequada às horas de trabalho; e mais segurança no transporte. 

O grupo havia iniciado o manifesto, neste quarto dia de paralisação, durante a manhã, por volta das 8h, e permaneceram durante a tarde. Ainda não houve a confirmação se o bloqueio se estenderá durante o final de semana. 

Negociação 

Para chegar a um acordo com a categoria, o governo se comprometeu a sancionar sem vetos a Lei dos Caminhoneiros, aprovada pela Câmara no dia 11, e a não reajustar o preço do diesel nos próximos seis meses. 

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Presidência, ministro Miguel Rossetto, após reunião com representantes dos caminhoneiros na tarde de quarta-feira em Brasília. O ministro disse ainda que empresários e motoristas elaborarão uma tabela para definir os preços do frete. 

Em contrapartida, o governo exige a liberação imediata de todas as estradas com bloqueio no país. Em uma semana de mobilização nacional, já foram registradas paralisações de caminhoneiros em 14 estados. 

(Com colaboração do Marcos Júnior, da TV Fronteira)

Nenhum comentário: