quinta-feira, 19 de março de 2015

Bicicletas elétricas devem ganhar placas em Presidente Epitácio

Ainda não há data para proprietários cumprirem norma, que deve ter custo. Atualmente 400 pessoas fizeram cadastro no Departamento de Trânsito.

Veículos precisaram ser cadastrados na
prefeitura (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

As bicicletas elétricas e ciclomotores de Presidente Epitácio deverão adquirir placas até o final deste ano pelo Departamento Municipal de Trânsito. Atualmente, os veículos devem ser cadastrados junto ao órgão, gratuitamente. De acordo com o diretor do órgão, Nelson Righetti Tavares, o pedido dos modelos já está sendo firmado com o fornecedor, porém ainda não tem data para começar a ser entregue.

No município, são cerca de 5 mil bicicletas, mas, até o momento, 400 pessoas fizeram o cadastro. Segundo Tavares, as exigências para os proprietários cumprirem a lei termina no dia 21 de agosto de 2015. “Ainda não temos um prazo exato para começar a colocar placas nos veículos, porém a população terá uma data determinada para se adequar a norma”.

Conforme informações do diretor, as bicicletas que têm pedais deverão adquirir placas pequenas, que serão parafusadas abaixo do banco do condutor. Já os veículos estilo “scooter” terão identificações maiores, mas também serão emplacadas na parte de trás.

As pessoas que colocarem a placa no veículo pagarão entre R$ 10 e R$ 12, no entanto, o cadastro junto ao departamento deve ser feito, antecipadamente. De acordo com a lei emendada e sancionada, a multa sobre os donos de veículos que não atenderem as novas regras foi cancelada, porém a bicicleta ainda pode ser encaminhada ao pátio municipal, caso não atenda as exigências.

Para estar regularizada, as bicicletas elétricas deverão cumprir os seguintes pré-requisitos: possuir potência máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h, indicador de velocidade, buzina, farol dianteiro na cor branca ou amarela, lanterna traseira na cor vermelha, espelhos retrovisores em ambos os lados e sistema de freios e pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

 O condutor deve ser maior de 18 anos e possuir carteira de identidade para utilizar o veículo. Também é obrigatório o uso de capacete de ciclista e ter em posse o registro da bicicleta elétrica junto ao Departamento Municipal de Trânsito.

DO G1 DE PRESIDENTE PRUDENTE 

Nenhum comentário: