quinta-feira, 12 de março de 2015

Confirmações de casos de dengue em Dracena chegam a 843

Município se prepara para novos mutirões de combate ao mosquito. Desde janeiro a VEM, com apoio da Sucen, intensificaram as ações.

O número de casos de dengue confirmados em Dracena chegou aos 843. Só na última semana foram 97 registros, além de outros resultados que a Secretaria de Saúde aguardava. Deste número, a grande maioria dos pacientes já não apresenta mais a doença. 

A Prefeitura de Dracena informa que os servidores municipais têm concentrado os esforços em mutirões que visam o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 

Todos os casos, tanto da rede municipal quanto o da rede particular de saúde devem ser obrigatoriamente comunicados ao serviço de Vigilância Epidemiológica para adoção de medidas necessárias ao combate da doença. 

Ações

O município afirma que ações preventivas de combate ao mosquito, como conscientização da população e visitas às residências realizadas, são realizadas regularmente e foram intensificadas conforme o avanço da doença. 

O primeiro mutirão deste ano de 2015 foi promovido em janeiro. Bloqueios e nebulização foram intensificados nas regiões onde há pessoas infectadas, aplicação de veneno, além de forças-tarefas e disponibilização de caçambas para recolhimento dos entulhos que poderiam servir como criadouros do mosquito. 

Para reforçar os serviços, houve ainda a contratação de 20 novos agentes de controle de vetores, além da aquisição de dois atomizadores costais – máquina individual de nebulização. O município também conta com o apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também presta auxílio ao combate ao mosquito, que realiza a aplicação de larvicida em nascentes de água e também adquiriu sementes da planta crotalária para entrega gratuita à população.

Nas escolas de ensino fundamental e Emeis foram distribuídos folhetos informativos aos pais, por meio dos alunos, e foi montada peça teatral lúdica por professores, funcionários, alunos e integrantes da vigilância epidemiológica, a qual vem sendo apresentada em diversas escolas levando a mensagem de combate à dengue. Palestras e vídeos educativos também foram apresentados aos alunos. 

Os agentes estão afixando avisos nos imóveis fechados para que, no prazo de 24 horas, os moradores compareçam à Vigilância Epidemiológica. Foram disponibilizados dois números de telefone para que o atendimento seja ininterrupto. Das 7h às 17h, o telefone é o 3822-2621, e das 17h até as 7h o telefone é o 997876931.

DO G1 DE PRESIDENTE PRUDENTE 
ANÚNCIOS


Nenhum comentário: