segunda-feira, 27 de abril de 2015

Roubos e furtos diminuem no Oeste Paulista

Números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em um comparativo entre os primeiros trimestres de 2014 e 2015, apontam uma redução de 20% nos crimes de roubos e 9% furto, na região de atuação do Comando de Policiamento do Interior – Oito (CPI-8), responsável pelo policiamento em 54 (cinquenta e quatro) cidades do Oeste Paulista.

Também houve diminuição nos crimes de roubo de veículos e furtos de veículos. Nestes casos os roubos caíram de 7 para 4 e o número de furtos de 122 para 112 (10 crimes a menos). Os homicídios dolosos aumentaram de 11 para 18 casos. Já os culposos tiveram queda de 32 para 21. A região também segue sem registros de latrocínio (roubo seguido de morte) e de roubo a bancos.

Tipo de crime
Janeiro a março 2014
Janeiro a março de 2015
Roubo
164
128
Furto
1.807
1.646
Roubo de veículo
7
4
Furto de veículos
122
112

Conforme o comandante do CPI-8, Coronel PM Francisco Batista Leopoldo Junior, o policiamento é planejado e distribuído de forma sistêmica, com base em indicadores criminais e diversas ações que foram implementadas pela polícia auxiliaram na redução dos crimes. Além do policiamento direcionado a PM realiza, semanalmente, operações para inibir a prática de roubos e furtos, com abordagens a pessoas em atitudes suspeitas e vistoria de veículos, especialmente motocicletas.
“No 1º trimestre de 2015, as ações da PM auxiliaram na retirada das ruas de 119 armas de fogo, o que impactou diretamente na redução no crime de roubos, uma vez que este delito é cometido com violência ou ameaça contra a vítima”, conclui o Coronel Leopoldo.
 Prisões: 16 pessoas foram presas por dia na região do CPI-8, que compreende 54 cidades do oeste paulista. No primeiro trimestre, a PM prendeu 780 pessoas em flagrante na prática de algum crime e 496 por meio de mandado de prisão.



Além disso, 156 menores infratores foram apreendidos pelo cometimento algum tipo de delito, principalmente o Tráfico de Drogas, furtos e lesão corporal. Somadas as prisões e apreensões realizadas nesse período proporciona uma média de 16 (dezesseis) pessoas detidas por dia.


Dicas
Residência
Para prevenir furto ou roubo em residências o morador deve adotar algumas medidas simples, de caráter preventivo, que ajudarão a inibir a ação dos criminosos como por exemplo: deixar portas, janelas e portões trancados; antes de entrar ou sair de casa,  verifique a existência de pessoas estranhas, em atitudes suspeitas, pelas imediações. Na dúvida acione a Polícia Militar por meio do telefone de emergência 190.
Veículos
Condutas preventivas, ao estacionar em via púbica, podem dificultar a ação de criminosos: o condutor não deve deixar as chaves de seu veículo ou motocicleta no contato, deve estacionar em locais movimentados e iluminados, prestar atenção nas pessoas que se encontram nos arredores, travar o guidão, não deixar o capacete ou outros objetos sobre a motocicleta ou interior do veículo e acionar o sistema de segurança (alarmes) quando existir.
“Dicas como estas devem ser observadas mesmo quando os condutores afastarem-se do veículo por alguns instantes”.




 Expedido pela Seção de Comunicação Social do CPI-8.


Presidente Prudente, 27 de abril de 2015.


Nenhum comentário: