Estudantes se manifestaram em Presidente Prudente contra a reorganização do ensino (Foto: Stephanie Fonseca/G1) |
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (26) que 13 escolas estaduais na região de Presidente Prudente serão envolvidas na reorganização da rede pública de ensino paulista. Conforme a secretaria, com o novo número, ao todo serão 34 unidades de ensino que passarão a contar com ciclo único separando alunos por faixa etária. O Estado divulgou apenas o número de unidades envolvidas e não informou, nesta segunda-feira (26), quais escolas da região de Presidente Prudente sofrerão os impactos da reorganização do ensino. De acordo com a secretaria, a lista com o nome das escolas afetadas será divulgada até o fim desta semana.
Segundo a secretaria, o objetivo da reorganização é aproveitar o cenário demográfico para a melhoria da qualidade do ensino nas unidades. Um estudo foi realizado para que as novas medidas sejam adotadas após um diálogo com dirigentes e educadores de todas as 91 diretorias regionais de ensino do Estado de São Paulo.
O estudo da pasta foi discutido regionalmente levando em consideração a realidade demográfica e as especificidades de cada município. Conforme a secretaria, os critérios para as mudanças incluíram o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 311 mil alunos serão impactados pela reorganização das escolas em todo o Estado.
A próxima etapa da reorganização envolverá diretamente os pais, os alunos e a comunidade escolar. Para ouvir os responsáveis e esclarecer dúvidas, a Secretaria da Educação criou o chamado “Dia E”, que está marcado para 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.
Protestos
A reorganização das escolas estaduais foi motivo de protestos em algumas cidades do Oeste Paulista, com a participação de estudantes, de professores e da comunidade em geral, nas últimas semanas. Entre as cidades que tiveram protestos, as manifestações ocorreram em Euclides da Cunha Paulista, Dracena, Presidente Prudente e Pirapozinho.
No dia 6 de outubro, estudantes aproveitaram para realizar uma manifestação com faixas e cartazes na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em protesto contra a reorganização, durante uma visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a Presidente Prudente. Na ocasião, Alckmin declarou que a reorganização do ensino no Estado não levaria ao fechamento de escolas.
DO G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário