sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Polícia Militar: dicas de segurança para o Carnaval


O Carnaval está chegando e muitas pessoas já estão se preparando para aproveitar os festejos, por isso a Polícia Militar dá dicas para aproveitar o feriado prolongado com segurança.

A prevenção é a melhor forma de inibir a ação criminosa e a autoproteção é um dos fatores mais importantes para aumentar sua segurança.

Os foliões devem estar atentos quanto aos seus pertences como: carteiras, celulares, máquinas fotográficas e bolsas, evitem andar com esses objetos ostensivamente e não os deixem expostos em lugares que possam chamar a atenção de pessoas mal intencionadas.

Redobrem a atenção com objetos de valor como: brincos, pulseiras, correntes de ouro, relógios, são fáceis de serem arrancados, e chamam muita atenção.

Não levem consigo altas quantias de dinheiro, cartões de banco com senhas anotadas e guardadas na carteira e talões de cheque. Leve somente o necessário para o consumo.

Não se envolvam em brigas e mantenham-se afastados de tumultos. Não deixem seus veículos estacionados em locais mal iluminados ou afastados. Objetos de valor em seu interior, como óculos, carteiras, bolsas, GPS e outros aparelhos eletrônicos são as causas mais comuns de furtos. Recomendamos também que no período noturno não permaneçam em seu interior por períodos longos.

 Instruam as crianças a não falarem com estranhos e, se necessário, procurarem auxílio de um policial militar.

Evitem o consumo de álcool - bebida e direção não combinam - o uso demasiado de bebida alcoólica pode ocasionar acidentes graves e motivar a violência. Se estiverem na condução de veículos, passem para uma pessoa habilitada e que não tenha ingerido bebida alcoólica ou opte por transportes coletivo ou táxis.

Para fiscalizar condutores que dirigem sob efeito de bebidas alcoólicas, nas abordagens os Policiais Militares utilizarão etilômetros (popularmente conhecidos como bafômetros) e, de acordo com o grau de ingestão de álcool, os motoristas poderão ser autuados administrativamente e até responder por crime. Vale ressaltar que a recusa ao teste do etilômetro também constitui infração e o condutor será autuado.

Divirta-se com segurança e em qualquer situação de emergência ou denúncia ligue “190”. A Polícia Militar terá o efetivo policial em sua totalidade empregado para o trabalho nos locais de festejos e aglomeração de pessoas. 

 • “O CARNAVAL É UM PERÍODO DE FESTA E FOLIA. NÃO CONFUNDA COM ABUSO E TRAGÉDIA”. 

• “O ÁLCOOL É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELOS ACIDENTES NESTE PERÍODO”. 

• “FAÇA A SUA FESTA, MAS LEVE ESSA MESMA ALEGRIA AOS SEUS FAMILIARES VOLTANDO SAUDÁVEL E SEGURO PARA CASA”. 

Dracena, 04 de fevereiro de 2016. 

Setor de Comunicação Social do 25º BPM/I

Nenhum comentário: