quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Incêndio destrói 30 mil m² de vegetação em Junqueirópolis

Combate às chamas durou três horas e foram usados 25 mil litros de água. Corpo de Bombeiros pede cuidados com a utilização de fogo.

A Base Comunitária de Bombeiros de Junqueirópolis foi acionada por volta das 20h50 desta quarta-feira (21) para combater um incêndio em mato no Jardim Primavera, próximo ao cemitério da cidade. Foram queimados aproximadamente 30 mil metros quadrados. O local foi deixado em segurança após três horas de serviço.

Conforme a corporação, a área é particular e o combate às chamas precisou mobilizar bombeiros de Dracena e Junqueirópolis, além de homens de uma usina, que contribuíram com caminhões pipas. Foram utilizados 25 mil litros de água.

Cuidados

De acordo com informações da Base Comunitária, o combate ao fogo é desgastante e cansativo, além disso, é uma ocorrência que pode ser evitada com alguns cuidados.

Entre as orientações, está o fato de não jogar lixo em beira de rodovias, pois alguns materiais aquecidos podem se tornar focos de incêndio. Outra situação que deve ser evitada é o uso de fogo para limpeza em terrenos.

Além do fogo se alastrar e causar incêndios de grande proporção, a fumaça pode causar problemas respiratórios, por exemplo, e acidentes em beira de rodovia, devido à baixa visibilidade, conforme exemplificou a corporação ao portal. Também foi apontada pelos bombeiros a sujeira que a fuligem deixa no perímetro.

Mais uma orientação é em relação à falta de punição de quem causa os incêndios. “Às vezes sabem quem foi, mas ninguém fala e só fica como suspeito. Se presenciar, tire uma foto, denuncie”, disse ao portal.

G1

Nenhum comentário: