quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Donas de casa de Adamantina aprendem a reaproveitar sobras de alimentos

Donas de casa do Jardim Paulista e Cecap participaram do curso promovido pelo NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família)

Para evitar desperdícios e ainda realizar uma alimentação saudável, rica em nutrientes, um grupo de donas de casa do Jardim Paulista e Cecap participou na quinta-feira (17) de um curso sobre reaproveitamento de alimentos. A aula aconteceu no laboratório de Nutrição da UniFai e reuniu 30 mulheres. O curso foi ministrado pela nutricionista Aline Luiz da Silva, do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), ligado ao ESF (Estratégia Saúde da Família), programa da Secretaria Municipal de Saúde. 

As alunas colocaram a mão na massa e aprendem a manusear os alimentos, reaproveitar os nutrientes das cascas e talos com base no reaproveitamento de partes de frutas e verduras que normalmente são dispensadas. “Cascas, sementes, folhas e talos dos alimentos podem ser aproveitados, e não jogados no lixo, como a maioria das pessoas fazem. Ricos em vitaminas e fibras, eles podem ter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume”, destaca Aline. A nutricionista lembra que aproveitar a casca, o talo e a semente também significa economia e permite que as pessoas experimentem novas opções de receita, diversificando o cardápio. Isso porque um único alimento pode ser preparado de cinco formas diferentes e todas com alto valor nutritivo. 

Iniciativa 

O projeto partiu da iniciativa da enfermeira Helen Cristina Correia Pedrito, que trabalha no ESF do bairro e percebeu a deficiência nos hábitos alimentares dos moradores. “As donas de casa recebem semanalmente verduras, legumes e frutas doPAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do Governo Federal, mas não sabem como aproveitar corretamente estes alimentos. Percebendo esta deficiência, falei com nossa nutricionista que imediatamente desenvolveu o projeto diante da necessidade da comunidade”, avalia.

DO GINOTÍCIAS 

Nenhum comentário: