quinta-feira, 30 de março de 2017

NOTA INFORMATIVA DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE PANORAMA. Água Clorada: Segurança para a população

O cloro é usado para a desinfecção da água em todas as estações de tratamento, em nosso caso, de modo preventivo. 

Todos sabem que a água sai pura da estação de tratamento, mas até ser consumida existe um longo caminho a ser percorrido e nesse percurso, ocasionalmente, pode ocorrer contaminação. Portanto não podemos deixar de clorar a água, pois é a segurança da população contra doenças de veiculação hídrica. 

Para esse processo usamos cloro extraído do sal (Hipoclorito de Sódio), o qual é controlado por dosadores de cloro muito precisos, de acordo com as normas estabelecidas pela Legislação(Portaria n°2914, de 12 de Dezembro de 2011). 

O cloro usado corretamente, não é prejudicial à saúde, mas nós do DAE (Departamento de Água e Esgoto) entendemos que algumas pessoas são sensíveis a ele. Por isso contamos com a compreensão das mesmas para que possamos atingir nosso objetivo que é: Distribuir água devidamente tratada e clorada. 

LEMBRANDO QUE: 
A ÁGUA BRANCA: NÃO É EXCESSO DE CLORO 

Muitas vezes ao abrir a torneira, a água sai branca como leite, mas não se assuste. Isso ocorre devido à liberação de ar dissolvido na água e não a produtos químicos. Veja ao abrir à torneira a pressão torna-se menor que no encanamento e o ar é liberado. 

No DAE ( Departamento de Água e Esgoto), o tratamento é realizado através de uma bomba dosadora de precisão e o cloro adicionado na água é incolor. 

Se mesmo assim você ficar com receio faça o seguinte: Deixe essa água branca em repouso em um copo, dentro de alguns minutos você observará que essa coloração desapareceu. 

Agora que já esta tudo esclarecido, aproveite dessa água sem medo. Desde já agradecemos á todos. Téc. Química Responsável Luciene Sanches de Barros. 

GOVERNO MUNICIPAL 

Nenhum comentário: