quinta-feira, 27 de abril de 2017

Fonoaudiólogas da Prefeitura de Dracena palestram da Unesp

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura de Dracena

Na tarde de quarta-feira (26), as fonoaudiólogas da equipe multidisciplinar da secretaria de Educação da prefeitura de Dracena estiveram no campus da Unesp de Dracena – Faculdade de Ciências Agronômicas e Tecnológicas – para a palestra “A fala do mestre”, com professores da universidade. 

Na oportunidade, o grupo formado pelas profissionais Luciana A. Troyano, Marluci O. de Moura e Nayara C. de Lima, acompanhado da secretária Vanessa Redígolo Castilho, da diretora Valéria André e da psicóloga Laize Santos, tratou de temas relacionados aos distúrbios da voz, sejam funcionais, orgânicos-funcionais e orgânicos, potência vocal, cultivo de uma boa voz, roquidão, perda de voz, cansaço. 

Também na apresentação foram falados dos cuidados que as pessoas, em especial os professores que fazem uso da voz em suas aulas, devem ter no dia a dia: hidratação, umidificar os ambientes, evitar o uso em excesso do ar-condicionado e as mudanças bruscas de temperatura, ter um alimentação adequada e não fumar. Ainda na Unesp, foram propostos exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal como forma de cultivar a voz. 

“A voz é um ferramenta diária para os professores”, salientou a secretária Vanessa R. Castilho. “Acredito que as informações trazidas nessa palestra ajudarão os docentes da Unesp a cuidarem melhor de suas vozes, evitando o desgaste excessivo das pregas vocais e proporcionando uma comunicação ainda mais qualificada com os alunos”, completou.

Nenhum comentário: