quinta-feira, 17 de maio de 2018

Prefeitura de Dracena apoia o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Além do trabalho constante de conscientização, discussão e combate do tema nas escolas e com a comunidade, município está promovendo ações ao longo de todo o mês, em referência a data

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura de Dracena

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A Prefeitura de Dracena apoia a “Campanha Faça Bonito” e evidencia como é importante combater essa realidade. Neste mês de maio, o município promoveu diversas ações em referência a data, em parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde e Higiene Pública.
“É preciso unir forças para combater esse mal e garantir a toda criança e adolescente, o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, ressalta o prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini.
No dia 23 de abril, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde, promoveu o III Encontro Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, voltado para entidades sociais e todas as escolas da cidade, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Além do trabalho constante de conscientização e combate nas escolas municipais e com a comunidade, no dia 7 de maio a Secretaria de Educação realizou ainda um debate sobre o tema, com a participação da advogada Dra. Margarete Lopes e do promotor Dr. Daniel Magalhães, que explanaram sobre o assunto e esclareceram diversas dúvidas.

Já nesta quarta-feira (18) será realizada uma mobilização promovida pela EMEFI Otília Braz Nogueirol, às 8h30, na praça ao lado da escola. No mesmo horário ainda haverá uma passeata com os alunos da EMEFI Guilherme Tammerik, no Jardim Brasilândia.

A Secretária de Educação, Prof.ª Ms. Vanessa Redígolo Castilho, destaca que “temos que incentivar e multiplicar a Campanha, para que através dela possamos alertar e convocar a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate a violência sexual, que é tão comum acontecer e ninguém está livre de ser atingido por essa situação”.

“Percebe-se a importância da Campanha, pois o número de denúncias vem aumentando ano a ano, portanto é extremamente necessário trabalhar na conscientização dos profissionais que lidam com as crianças e adolescentes do nosso município, buscando prevenir casos de abuso”, complementa a primeira dama e Secretária de Assistência Social do município, Ana Carolina Cenedesi Bertolini. 

Campanha Faça Bonito

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate à violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa de seus direitos.

Essa data foi escolhida para lembrar um crime que comoveu todo o país em 1973, o caso da menina Aracelli Cabrera Crespo, de 8 anos, cruelmente assassinada após ter sido drogada, seviciada, espancada e estuprada em Vitória (ES). 

SERVIÇO: Para denunciar abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes basta ligar para o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). No caso do Disque 100, a denúncia é anônima e o sistema encaminha para os órgãos competentes.

Nenhum comentário: