quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Ação criminosa. Árvores nativas são cortadas e envenenadas em chácara na cidade de São João do Pau D’Alho

Foram cortas 16 árvores das espécies coqueiro jeriva e ipê, e envenenadas mais 39 árvores das espécies ipê, farinha seca, cedro e garapeira
Área onde estavam plantadas as árvores nativas fica no bairro rural Taquara Branca

Policiais da Base Ambiental do município de Panorama verificaram denúncia ontem, 7, pela manhã, em uma chácara no bairro Taquara Branca, em São João do Pau D’Alho. No local foi constado o corte de 16 árvores nativas, das espécies coqueiro jeriva e ipê, e ainda o envenenamento de mais 39 árvores também nativas, das espécies ipê, farinha seca, cedro e garapeira. Segundo informações obtidas junto ao Pelotão Ambiental em Dracena, o envenenamento pôde ser constatado pelos policiais, porque nos troncos das árvores haviam furos feitos para aplicação do veneno.

Os policiais se deslocaram até a residência do proprietário da chácara e indagado a respeito de autorização para a realização do ato, o mesmo informou não possuir. Com isso, foi elaborado o auto de infração ambiental com multa simples no valor de R$ 16.500,00 “por explorar qualquer tipo de vegetação nativa, localizada fora de área de reserva legal averbada, de domínio privado sem autorização prévia do órgão ambiental competente, infringindo o artigo 53 da resolução SMA 48 de 2014”.

A Polícia informou que não houve apreensão de material lenhoso por estar deteriorado. Tal atitude, conforme a Ambiental, não é comum ocorrer na região. O modo como foi feito a ação criminosa visa não levantar suspeitas.

Por Rosana Gonçalves da Redação
Portal Regional


Nenhum comentário: