O estudante do curso de História do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Victor Hugo S. Souza, de 22 anos, residente na cidade de Pauliceia, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) transformado em artigo científico e publicado numa revista científica internacional.
Em seu trabalho ele contou com a participação do renomado cientista e também presidente da Associação de Geografia e Etnologia da Moldávia, no leste europeu, Dorin Lozovanu. A pesquisa acerca da colônia de bessarábios foi publicada nessa semana pela revista científica da Universidade Estadual de Tiraspol “Acta et Commentationes”, localizada na capital moldava, Chisinau.
Ao longo do ano de 2018, o jovem graduando dedicou-se periodicamente a visitar o município de Lucélia para levantar informações acerca da colônia Balisa. Composto por búlgaros e russos oriundos de uma região denominada Bessarábia que, à época, pertencia à Romênia, atualmente pertencente à Moldávia e parte da Ucrânia, o bairro rural foi fundado na década de 1930, pelos imigrantes eslavos que compraram terras do fundador do município de Lucélia, Luiz Ferraz de Mesquita, por meio de Nicolau Dachoff, russo, que se rentabilizava através da venda de terras.
Por meio do jornalista de ascendência bessarábica, Marcos Vazniac, o historiador conheceu o presidente da Associação de Geografia e Etnologia da Moldávia e também coordenador de pesquisas do Museu Nacional de Etnografia e História Natural da Moldávia, Dorin Lozovanu. Doutor em geografia, contemplado em 2008 com título de Magna Cum Laude pela tese “A população romena na Península Balcânica: Estudo humano geográfico”, Lozovanu atua em diversas linhas de pesquisa: Etnografia, Etnodemografia, Geografia Populacional, Geografia Histórica, Geografia Política, Antropologia, Toponímia e Turismo, atuando em mais de 20 países.
O pesquisador do leste europeu orientou Victor ao longo de sua pesquisa por meio de informações e indicações que ocorriam em língua italiana e inglesa, simultaneamente ao respaldo teórico da orientadora institucional do estudante, Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil. Em dezembro de 2018, Lozovanu participou em tempo real da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do universitário por videoconferência e, no ano de 2019, o moldavo participou da “1ª Antologia de Contos, Poemas e Crônicas Regionais” da Nova Alta Paulista a convite da professora Izabel, assim como da palestra ministrada pelo estudante pauliceiense na Escola Técnica (Etec) Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina, em abril do ano corrente.
“Trabalhar com Victor tem sido realmente ótimo, é um jovem que não mede esforços para realizar seus objetivos. Graças a ele hoje sabemos um pouco mais sobre os bessarábios no Brasil. Ele é uma pessoa engajada e persistente”, diz Dorin acerca do amigo e orientando.
Na última segunda-feira, dia 9, o artigo “Balisa, a colony of bessarabians in Brazil: The immigrants who followed the coffe route and the railways”, resultante do trabalho dos dois pesquisadores, foi publicado na revista científica da Universidade Estadual de Tiraspol “Acta et Commentationes”, localizada na capital moldava Chisinau.
UNIFAI
Nenhum comentário:
Postar um comentário