quarta-feira, 18 de março de 2015

Encerrado 11º Curso de Pães Artesanais do Fundo Social de Solidariedade de Panorama,


No último dia 17, o Fundo Social de Solidariedade de Panorama, realizou cerimônia de encerramento do 11º Curso de Pães Artesanais com entrega de certificados. 

O curso foi realizado na Escola de Qualificação Profissional – Padaria Artesanal, instalada junto à Diretoria da Cultura do município, no antigo Procap. 

Quinze pessoas participaram das aulas, sendo elas: Ana Carla Nunes Bezerra, Ananda Jiúlia de Jesus Coelho, Andressa Aparecida Di Donato, Aparecida de Lourdes Mendes, Aparecida Martins dos Santos, Aurora São Félix, Bianca Paiva Santiago, Bianca Silva Duarte, Fábia Romero Costa, Josie Oliveira Tognon, Maria Cristina Mendes, Vanessa Reis Sanches Chacon e Waldomiro Soares de Araújo. Houve duas desistências. 

O curso foi dividido em três módulos, com carga horária de 24 horas, sendo realizadas aulas todas às quintas-feiras, nos últimos dois meses. 

No primeiro módulo, os participantes aprenderam a fazer pães de cenoura, beterraba e batata. No segundo, pães de ervas, rosca estrela e pão integral. E, no terceiro módulo, pão de forma, pão de maçã e pão de mandioca.

A aprendizagem é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Panorama, tendo como meta proporcionar a inclusão social e dar continuidade no mercado de trabalho à população de baixa renda. 

Dentre outros objetivos, a Padaria Artesanal busca a promoção da autonomia, a socialização, o trabalho em equipe e autovalorização do indivíduo.

O conteúdo programático do curso prevê: ensinar a teoria, a elaboração de pães através de processos caseiros sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes; colocar em prática as técnicas na confecção de pães e, salientar as noções básicas de higiene na manipulação dos alimentos. 

A dona de casa Vanessa Reis Sanches Chacon, de 31 anos, disse que amou o curso e já ganhando dinheiro com a confecção de pães como tem acontecido com várias outras pessoas que participaram. 

A entrega de certificados aos concluintes foi feita pela primeira-dama Maristela Bortolatto Cunha e pela professora Delza Alves Batista Aguiar. 

GOVERNO MUNICIPAL

Nenhum comentário: