quarta-feira, 19 de abril de 2017

Programa Antitabagismo é iniciado com Sucesso em Nova Guataporanga


Na noite de Terça Feira (18/04/2017) no Centro de Saúde, foi realizada a Aula Inaugural do Grupo Antitabagismo com a Enfermeira Fernanda Inácio Volpe, Psicologa Jaqueline Ferreira da Silva, Auxiliar de Enfermagem Jhonatta Willian Gonçalves, Secretária de Saúde Fernanda Borssank Paschoareli Fonseca e o Sr Antenor Fagundes (Representante dos Produtos Rurais). 

A Secretária Fernanda, disse a Nós que o programa é destinado aos participantes a deixarem de fumar, fornecendo todas as informações e estratégias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido: Parar de Fumar, todos os pacientes já foram avaliados pela Psicologa Jaqueline, e pela Médica Dr Amanda Lopes, o grupo começa na próxima semana e será realizado duas (2) vezes por semana com duração de um mês.

O tabagismo tornou-se uma das preocupações mundiais, considerado como uma doença epidêmica em função da dependência de nicotina e classificado como transtorno mental e comportamento decorrente do uso de substâncias psicoativas pela Classificação Internacional de Doenças. 

A doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental é semelhante ao que ocorre com o uso de álcool e outras drogas. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. 

 Assessoria de Comunicação 
Pref. de Monte Castelo

Nenhum comentário: