quarta-feira, 16 de maio de 2018

Consumidores podem renegociar dívidas pelo Consumidor.gov.br



Ótima notícia para quem tem dívida e gostaria de renegociar o débito com o seu banco. O Ministério da Justiça realiza, pela segunda vez, a ação de renegociação de dívidas no Consumidor.gov.br, plataforma online de solução de conflitos de consumo. 

A iniciativa termina no próximo dia 31 de maio e tem como um dos objetivos sensibilizar os consumidores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento. Dentro da plataforma, as instituições financeiras de todo o país irão realizar uma força-tarefa para solucionar as dívidas de consumidores.

A ação é resultado de parceria entre a Senacon, o Banco Central, o Sebrae, a Febraban e a Serasa.

Como participar
O consumidor que deseja renegociar a dívida deve acessar a plataforma Consumidor.gov.br até o dia 31 de maio e fazer o cadastro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. 

No momento da classificação do pedido ou reclamação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Dificuldade na Renegociação/parcelamento de dívida". Já no campo “Descrição da Reclamação”, é preciso relatar o problema, informando que deseja participar da ação de renegociação de dívidas.

Após finalizar o registro da demanda, o banco ou instituição financeira tem prazo de 10 dias para apresentar proposta ou resposta. Após a resposta, você terá 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório ou não. Durante esse prazo, há a possibilidade de interagir com a empresa, anexando documentos e complementando a reclamação, por exemplo.

Orientações sobre o cadastramento de usuário, registro e acompanhamento de reclamações podem ser obtidas pela internet, no Guia do Usuário, assim como a lista de empresas participantes.

Serviço: O link do site para renegociação é http://defesadoconsumidor.gov.br/portal/acesse-sua-conta

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