quarta-feira, 25 de março de 2015

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de leishmaniose em Panorama

Paciente é uma criança de 2 anos, moradora do Jardim Aeroporto. Menina está interdada no HR de Pres. Prudente desde o dia 8 de março.

A Secretaria de Saúde de Panorama confirmou o primeiro caso de leishmaniose no município em 2015. A paciente é uma criança de 2 anos que é moradora do Jardim Aeroporto. Ela está internada no Hospital Regional de Presidente Prudente desde o dia 8 de março. 

A informação foi confirmada pelo secretário de saúde, Israel Gumiero. Segundo ele, a menina apresentou os primeiros sintomas no início do mês, como febre alta, e foi levada para a unidade de saúde do município. 

A princípio, ela foi diagnosticada com infecção urinária, e depois, como os sintomas apresentaram suspeita de dengue, a criança foi encaminhada para a Santa Casa de Dracena, onde permaneceu internada por três dias. Na unidade, o pediatra responsável constatou a suspeita de leishmaniose, e solicitou a transferência da paciente para o Hospital Regional, onde ela permanece internada. 

A orientação para prevenir a doença, segundo o secretário, é que a população evite o acúmulo de folhas, lixo orgânico e mantenha os quintais sempre limpos, para evitar a proliferação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose. 

Outro ponto destacado pelo profissional é se atentar sobre a saúde dos cães de estimação. “Se eles estiverem emagrecendo, com perda de pelos e as unhas compridas, são sintomas de uma possível infecção da doença. Se isso acontecer, o proprietário deve acionar a Prefeitura, que encaminhará um médico veterinário para examinar o animal”, informa Gumiero.

DO G1 DE PRESIDENTE PRUDENTE 

Nenhum comentário: