terça-feira, 28 de junho de 2016

Um lindo tamanduá foi visto andando em sítio em Panorama























Um lindo tamanduá foi flagrado andando numa vegetação em uma chácara  que fica nas proximidades da estrada que liga Panorama a Ouro Verde.

Segundo a internauta Eliani Cristina que enviou a foto, o animal foi visto na chácara Bela Vista, onde ela mora, aos fundos do sítio do  popular "Domingão". 

"Os cachorros correram atrás dele e ele correu e sumiu em meio a pastagem", conta Eliani.

"Esta é a primeira vez que vejo um desses aqui na chácara", finaliza a  internauta. 

O tamanduá que foi visto é um tamanduá-bandeira.  

O tamanduá-bandeira se alimenta de formigas e cupins, não possui dentes. Seu olfato é aguçado, já que é a principal ferramenta para localizar suas presas. Quando encontra um formigueiro, o tamanduá-bandeira fica apenas alguns minutos no local, e logo se dirige a outra fonte de comida. 

Mamífero ameaçado 

O tamanduá-bandeira está adaptado para viver em ambientes variados. Apesar de passar a maior parte do tempo no chão, ele tem habilidade para subir em árvores. Ele também pode caçar durante o dia ou a noite, dependendo da temperatura e da chuva. 

A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. Apesar de ser mais comum em áreas de cerrado, usa ambientes de floresta para repouso e abrigo, durante as horas mais quentes do dia, e utiliza os campos limpos para se alimentar quando as temperaturas estão mais amenas. 

Por sua versatilidade, o tamanduá-bandeira pode ser encontrado da América Central até a América do Sul. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. 

A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Nenhum comentário: